quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

A Agricultura Irrigada Sustentável e o Ciclo Hidrológico


Breve descrição do Ciclo Hidrológico na Agricultura Irrigada

No processo de desenvolvimento vegetativo da planta, em especial a planta cultivada sob irrigação, a água extraída do solo serve como meio de transporte dos nutrientes durante o seu ciclo de desenvolvimento fisiológico.

Depois de passar pela planta esta água retorna à atmosfera em forma de vapor, juntamente com a água evaporada da superfície, realimentando o ciclo hidrológico.

Na irrigação a água é aplicada na medida da necessidade da planta. O excedente da irrigação, quando ocorre, passa por infiltração e percola, abaixo da zona radicular e alimenta o lençol freático.

No caso da chuva há escoamento superficial e acúmulo de água na superfície do solo, de onde parte evapora e parte sofre percolação profunda.

A água percolada alimenta as nascentes, que por sua vez, formam os cursos d’água que correm para o mar. Nas áreas cultivadas ou com florestas uma pequena parte da água da chuva é aproveitada pelas plantas e retorna como vapor à atmosfera depois da transpiração no processo fisiológico.

Para a irrigação a água pode ser captada a fio d’água, direto dos rios, ou de reservatórios. Os reservatórios são construídos para o acúmulo de água na época das chuvas, de forma a disponibilizar para as necessidades humanas (usos múltiplos) na época da escassez hídrica, inclusive para a irrigação. 


O ciclo hidrológico no contexto da Agricultura Irrigada

Segundo a FAO, o setor que mais consome água é a agricultura irrigada, com 70% dos recursos hídricos disponíveis destinados à irrigação, em média. Outros usuários mais expressivos são a indústria, para onde são destinados 20%, e o consumo direto da população, que requer menos de 10%.
Estes percentuais não se referem a toda água presente no planeta Terra, mas sim à quantidade de água doce captada para o desenvolvimento das atividades econômicas a partir de fontes prontamente disponível em rios, lagos, umidade do solo e aquíferos subterrâneos.

O volume de água total da atmosfera terrestre, que é um sistema fechado e estável, é estimado em 
1,38x1018 m3 (1.38 bilhões de m3), valor aceito como referência pela comunidade científica. Daí, conclui-se que o consumo quantitativo de água é um mito, pois utilização de recursos hídricos presentes na atmosfera terrestre com algum deslocamento temporal e espacial. Porém, algumas atividades humanas contribuem em muito para a sua deterioração, como alguns setores da indústria e o esgotamento sanitário.
 
Em alguns países o percentual de uso da água prontamente disponível para irrigação é bem maior que a média citada anteriormente. Se focalizarmos alguns países com baixa precipitação pluviométrica fica evidenciado que o excedente da irrigação contribui para a realimentação das surgências e nascentes, melhorando a disponibilidade hídrica para demais usos.

Pode-se concluir, portanto, que a atividade não consome água, promovendo, apenas, o seu deslocamento temporal e espacial no ciclo hidrológico da parte que é utilizada no desenvolvimento fisiológico das culturas, da mesma forma como ocorre nas florestas.

Créditos: FÓRUM AGRICULTURA IRRIGADA
Fonte: http://forumirrigacao.blogspot.com

sábado, 4 de janeiro de 2020

REFLORESTAMENTO É FOCO, PLANEJAMENTO E PACIÊNCIA

Para fazer um Reflorestamento pequeno, médio ou grande, tem que fazer um planejamento antes. E neste planejamento tem que ter um foco principal entendendo que é uma atividade de longo prazo.
Nas fotos abaixo, um pequeno exemplo de sequência do crescimento das árvores, onde vemos Mogno recém plantado, Mognos com 2 anos de idade e uma árvore de Mogno com 7 anos de idade. São fotos apenas para mostrar o desenvolvimento de Árvores de Mogno aqui no Estado do Ceará.
Mas falamos em planejamento também, no qual deveremos levar em consideração os seguintes itens: 1.Quero mesmo plantar Mogno ou é só impulso de uma novidade? 2.Vou plantar onde? 3.Tenho água disponível, mesmo que pouca? 4.Como é meu solo? 5.Que espécie plantar? 6.Sistema de irrigação? 7. E a adubação? 8.Tenho que podar? 9.Tem doença ou praga? 10.Quando for colher, vou vender para quem? 11.E a legalização ambiental? 12.Produz bons lucros mesmo?
Depois que o prezado Internauta estudar e ver estes 12 itens acima perguntados, aí então, fará seu planejamento e poderá começar seu empreendimento com Mogno.
Foto de Mogno em época logo após o plantio em Pedra Branca-Ce
Foto com Mogno aos 2 anos de idade em Nova Russas-Ce
Fotos de um Mogno no meu quintal e do Sobrinho Lorenzo. Os dois com 7 anos.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

COMEÇANDO 2020 COM O EXEMPLO DOS REBROTAMENTOS

Que em 2020 aprendamos com a Natureza com este exemplo de superação que as Árvores nos mostram com os seus rebrotamentos. A Árvore foi cortada, se foi para colher uma boa "tora" ou se foi para corrigir um defeito ou doença, não nos interessa. O importante é que está rebrotando para começar a se formar uma nova árvore.
A Árvore de Mogno foi cortada e está rebrotando

O Rebrotamento está crescendo.

Os Rebrotamentos formam novas Árvores.
Assim é o nosso planejamento, 2019 passou, não importa como passou. O importante é que, em 2020 possamos formalizar e produzir novas atitudes para uma nova vida.
Como começamos esta postagem com parábolas e comparações, vamos continuar citando sabedorias como a do Papa Paulo VI quando dizia já naqueles tempos dos anos 60 do Século passado: "O homem contemporâneo escuta melhor quem dá testemunho do que quem ensina". Para seguir este grande ensinamento foi que começamos, Chico Rosa (De Nova Russas) e Edmundo (De Morada Nova), o ano de 2020 trabalhando Reflorestamento no Semiárido uma vez que Edmundo já veio hoje aqui em Nova Russas e pegou as mudas de Mogno, Ipê e Jatobá que preparei para a Primeira UFIS do Nordeste que está sendo montada em Morada Nova-Ce.
UFIS - Unidade Familiar Integrada Sustentável é um conceito, metodologia e filosofia de trabalho projetada para propiciar ao homem do Campo uma forma de renda com tecnologia e respeito aos costumes e ao Meio Ambiente. Na UFIS tem a área e instalações para criatório de Frango Caipira, área para Hortaliças e área para uma Mini Agrofloresta. Daí a necessidade das Mudas. O acompanhamento da instalação, do lançamento e do funcionamento destas UFIS será feito e informado ao Mundo Agro através este Blog.   FELIZ 2020   FELIZ 2020   FELIZ 2020