segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

CRATEÚS ENTRA NO CIRCUITO DO REFLORESTAMENTO COM MOGNO

Com o plantio de 1.200 árvores de Mogno da Jovem Odontóloga e Emprendedora Soraia Martins, com o plantio de 850 Mognos do Zootecnista e Empreendedor Geoney e com a continuidade dos plantios do Professor Wanderley lá de Jardim/Irapuá, o início da atividade de PLANTAR MOGNO coloca Crateús-Ceará no rol dos Municípios plantadores desta Espécie Florestal Nobre.
As primeiras árvores do Wanderley já estão com 2 anos. As árvores da Soraya e do Geoney foram plantadas neste jan/fev de 2019. Mas tem também "uma" árvore de Mogno com 4 anos no jardim da residência da Professora Lourdenele Macedo.
E não podemos esquecer as 625 árvores (Com 10 meses) do Empresário Jardel que, inclusive, já encomendou mudas para ampliar os plantios neste 2020 e nos anos seguintes. Avante Reflorestadores de Crateús, avante Mognistas do Ceará.
Mogno em Crateús-Ce da Empreendedora Soraia Martins(Foto) que já plantou 1.200

domingo, 29 de dezembro de 2019

ANDRÉ MARTINS, EM MOGNO, É O NOME.

Hoje, faço justiça a um Pioneiro do Mogno de Minas Gerais e de todo o Brasil. Já são mais de três anos o tempo que conheço o trabalho deste Amigo e Mognista do Brasil, André Martins, lá das Minas Gerais da Região de Corinto e Pirapora.
André, ao fazer seus Trabalhos de Consultoria em implantação de Reflorestamentos com Mogno (Sua Especialidade), faz também a divulgação desta ideia para os Produtores Rurais de muitos Estados do Brasil. Tenho notícias de seu trabalho em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Roraima, Espírito Santo, São Paulo e em outros Estados.
Grande ANDRÉ, vá em frente, seu trabalho já produziu bons resultados e vai produzir muito mais ainda. Que 2020 seja muito bom para os MOGNISTAS DO BRASIL.
André Martins ao lado de Mogno com 09 anos

sábado, 28 de dezembro de 2019

VEM AÍ 2020, VAMOS NOS SALVAR OU VAMOS INTOXICAR O PLANETA?

Não tem escolha, ou  mudamos nossos costumes adotando atitudes verdadeiras de preservação ambiental, ou nossa geração contribuirá para tornar a sobrevivência bem mais difícil na nossa casa comum, o Planeta  Terra.
Mini Floresta de Mogno em Aiuaba, pleno Semiárido
Também sejamos coerentes. Não precisamos formar bases em princípios de extremos, precisamos procurar e praticar soluções corretas e desintoxicadas de interesses políticos ou de corporações. Plantar Árvores é uma opção.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

O IMPORTANTE É IR FAZENDO, O TEMPO INTERLIGARÁ.

Mogno em Nova Russas - Ce
Seguindo este ensinamento foi que fomos fazendo ao longo de 10 anos o desenvolvimento da ideia REFLORESTAR O SEMIÁRIDO. No início era pensando, refletindo e buscando achar uma atividade para melhorar a vida dos Agricultores do Nordeste. Em seguida era pesquizando e depois dilvulgando resultados.
A penúltima etapa foi montar a LOGÍSTICA de implantação de Reflorestamentos em vários Municípios. Hoje, somente no Estado do Ceará, existe Mogno plantado em 72 Municípios variando as quantidades de Árvores plantadas. Em alguns são em pequenas quantidades, mas já existem Municípios com 20.000 árvores, outros com 10.000,  7.000, etc.
Agora chegou o momento do tempo INTERLIGAR.  E, interligar para nós é informar, divulgar e gritar bem alto para o Mundo saber que surgiu uma nova Atividade Rural começando no Ceará e para chegar em todo o SEMIÁRIDO do Nordeste Brasileiro.
Observar também que, por conselho de Marketeiro, este BLOG mudou o nome de Blog do Chico Rosa para Blog Mogno no Ceará.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

USAR MADEIRA É UM ATO CLIMÁTICO

A madeira tem a capacidade única de absorver o dióxido de carbono da atmosfera e armazená-lo.

Para crescer, um quilograma de madeira precisa de aproximadamente 1,55 kg de dióxido de carbono, e o carbono é armazenado na madeira. A regra geral é que um metro cúbico de madeira armazena uma tonelada de dióxido de carbono.


No momento, a madeira é responsável por aproximadamente 5% da construção na Europa. "O uso de madeira deve ser aumentado principalmente nas cidades, porque a construção de madeira pode reduzir a pegada de carbono dos ambientes urbanos em um grau substancial", culturalmente, aqui no Brasil, muita gente tem preconceito com as construções em madeira, deveríamos rever isso.

Se a parcela de madeira na construção urbana aumentasse, teria um enorme impacto climático - e ainda não haveria necessidade de comprometer a qualidade da construção. As mesmas estruturas feitas de concreto ou aço também poderiam ser feitas mais ecologicamente com madeira renovável e cultivada de forma sustentável. 


FONTE: Tiago Vettori Azevedo
Engenheiro Florestal(Forest Engineer) | B2B | Networking | Apaixonado por Tecnologias | Vendas Consultivas

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

O Valor e a Importância de uma Floresta em Pé

A importância das árvores e seus diversos serviços ambientais. 

*SERVIÇOS DE REGULAÇÃO*
1 - Controle de Pragas
2 - Polinização
3 - Controle do Clima
4 - Estoque de CO2
5 - Fluxo Hídrico

*SERVIÇOS DE PROVISÃO*
6 - Madeira
7 - Fibra
8 - Biomassa
9 - Biodiversidade
10 - Integração Lavoura Floresta Pecuária

*SERVIÇOS DE SUPORTE*
11 - Conservação do Solo
12 - Fotossíntese
13 - Dispersão de Sementes
14 - Ciclagem de Nutrientes
15 - Corredores Ecológicos

*SERVIÇOS CULTURAIS*
16 - Educação Ambiental
17 - Recreação
18 - Ecoturismo 
19 - Pesquisa

Fonte: _Indústria Brasileira de Árvores - IBÁ_

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

MOGNO DE PEDRA BRANCA-CE

Corrigindo esta postagem porque aconteceu alguns enganos e falta de complementos de informações. E para não haver FAKE, temos que dizer para os Internautas que o Município é Pedra Branca-Ce. E que, em Pedra Branca, a atividade de Reflorestamento com Mogno já começou e tem uma situação que pode ser imitada por muita gente. O caso se trata do Reflorestador Carlos Lima que, embora esteja passando uma temporada em Fortaleza mas que nunca se desligou de suas raízes do Torrão Natal lá no Sertão Central a mais de 300 Km de Fortaleza. Interessante perguntarmos, quantos Carlos Lima vivem na Capital Cearense com origens do Campo e que possuem Propriedades Rurais (Pequenas ou grandes)? Porque não fazer como o Carlos?
Muda de Mogno sendo plantada em Abril de 2019
Muda de Abril 2019 já é Árvore em Dezembro 2019

Ao observar as fotos, constatamos que o Mogno pode ser plantado com vários tipos de outras culturas em consórcio como é o caso com Palma Forrageira neste exemplo. Em outros plantios o consórcio tem sido com Mamão, com Melancia, com Maracujá, com Milho ou com outras culturas anuais (Mandioca, Macaxeira, etc). Os "consórcios" são uma forma de produzir rendas logo em curto e médio prazo uma vez que a renda do Mogno só vem em longo prazo. 
Mas vamos voltar ao Carlos Lima de Pedra Branca que,  plantou e está cuidando de 300 Árvores de Mognos em sua Pequena Propriedade Rural lá em Pedra Branca. Seu plano é ir plantando mais até completar 600 a 1.000 Plantas. Com 1.000 Mognos, Ele estará com uma Poupança Verde que no futuro poderá valer de R$ 500.000,00 a R$ 1.000.000,00 dependendo dos cuidados e da época de colheita (10 anos, 12, anos ou 15 anos). Importante informar que o Mogno precisa de seus tratos culturais, mas que estes tratos culturais podem ser administrados a distancia sendo diferente de Tomateiros ou Vacas de Leite que tem que haver um Monitoramento diário."Nada contra Tomateiro nem Vaca de Leite", citamos apenas como exemplo de forma de conduzir.
Como o exemplo mostrado nesta postagem neste Blogdochicorosa.blogspot.com , já existem centenas de outros casos semelhantes a este em mais de 70 Municípios do Ceará sendo com esta quantidade (300) ou com várias outras quantidades de Árvores. Outra informação é que o tamanho do empreendimento e a quantidade de Árvores é calculado pelo próprio Agricultor em função do seu planejamento e de suas possibilidades (Uns podem plantar só 70 ´´Arvores, outros 150, outros 400, outros 1.000, 2.000, etc). Mas todos podem plantar, independentes de serem Pequenos, Médios ou Grandes Produtores.
É como diz meu Amigo e Colega Engenheiro Agrônomo Hélio Chaves: "Ninguém mais, segura o Mogno no Ceará".

domingo, 15 de dezembro de 2019

UFIS, O QUE É?

Unidade Familiar Integrada Sustuntável - UFIS é uma Filosofia de Trabalho para Familias Rurais criada pelo Técnico Agrícola Edmundo Araújo, atual e várias vezes Secretário de Agricultura do Município de Morada Nova-Ce. A Filosofia de Trabalho é montada a partir de uma metodologia simples e ao alcanse dos Agricultores.
A UFIS é implantada numa área retangular de 1ha sendo 0,25 ha com um Criatório de Frango Caipira e Hortaliças. Consta também 0,75 ha de Agrofloresta com Mognos, Moringas e Fruteiras.
A ideia foi devidamente registrada no INPI e sua patente pertence ao referido Técnico. Convém lembrar que o conceito de uma Mini Agro Floresta integrando o Sistema UFIS teve a contribuição técnica e idealização do Tecnólogo em Irrigação Alex Rabello.
Por ter Mogno na Mini Agro Floresta, o Engenheiro Agrônomo Chico Rosa foi chamado e aceitou a ideia de ajudar difundir esta Filosofia de Trabalho Rural.
A Primeira UFIS está em montagem no Município de Morada Nova-Ce em área do próprio Edmundo e sua previsão de conclusão é para Janeiro de 2020 quando deverão estar plantadas as mudas da Mini Agro Floresta, das Hortaliças e das Fruteiras. Para Janeiro de 2020 está prevista também a chegada dos primeiros Pintos do sistema de Criação de Frangos Caipiras.
A instalação da UFIS PILOTO é parte da estratégia. Logo depois, a ideia chegará nos Agricultores através das outras ações já montadas em relação aos tipos de financiamentos, acompanhamentos e comercialização dos produtos.
Fotos de 12/12/19 da UFIS PILOTO em implantação
Logomarca que sempre ficará na Caixa D'agua.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Sistema Agroflorestal

Sistemas Agroflorestais (SAF's) são sistemas de uso da terra onde se combinam árvores com cultivos e/ou criações de animais, simultaneamente ou sequencialmente no mesmo espaço atendendo as demandas de uma localidade.

Alguns autores definem as SAF's como:

"Arte e ciência de cultivar árvores em associação com culturas agrícolas ou animais" (Torquebiau, 2000).

"Expressão moderna para uma abordagem antiga para o uso da terra combinando árvores com culturas e/ou animais" (Elevitch e Wilkison, 2004).

Podemos refletir que a maioria dos leitores do blogger já tem uma certa familiaridade com esses conceitos, pois são conceitos enraizados na nossa cultura nordestina camponesa.

Sistema Agroflorestal, plantio de milho consorciado com árvores nativas da caatinga. 
Fonte: site Embrapa Cursos Embrapa

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

IPÊS, JATOBÁS E OUTRAS ESPÉCIES

Informamos que os Reflorestamentos com Mogno são os que estão com mais focos nas postagens deste Blog, mas que também iremos falar sobre os Reflorestamentos com outras espécies florestais como Ipês, Jatobás, Cedros e outras.
Mecanização no plantio das mudas em campo (A mecanização é uma das metas)
Fonte: Arquivo pessoal
Plantios com Ipês, atualmente são feitos somente como embelezamento de áreas urbanas. Não existem implantação de Florestas Comerciais com Ipês. Por isso, iniciamos o plantio de uma Mini Floresta (0,20ha) na Fazenda Maravilha em Nova Russas para servir de estímulo e referência aos que desejam plantar Ipês no Semiárido.
Também preparamos 200 Mudas de Jatobás e distribuímos para vários Agricultores de 10 Municípios do Ceará que plantaram e estão nos mandando informações de seus desenvolvimentos. Plantios com Cedros, recomendamos para a Região da Ibiapaba e para as Regiões Litorâneos.
Desta forma, iremos tentar mostrar aos Agricultores que existem várias opções de fazer Reflorestamento no Semiárido do Nordeste Brasileiro.

domingo, 8 de dezembro de 2019

PRIMEIROS MOGNOS NO CEARÁ I

A história de Reflorestamento com Mogno é recente, mas já merece registros através de diversos tipos de fotos como a sequência que começaremos hoje com este Título "Primeiros Mognos no Ceará I".
Outro dia iremos postar os "Primeiros Mognos no Ceará II", o "III" e assim por diante. Esta foto de hoje mostra uma das primeiras Árvores de Mogno da espécie Kaya Senegalensis do Ceará, plantada pela Dona Socorro lá em Veremos no Município de Ararendá.
Quando preparamos as primeiras mudas, resolvemos distribuir para vários Agricultores em vários Municípios para plantarem de 2 a 5 mudas para irem servindo de experiências em diversas condições físicas e também com cuidados diversos porque foi com vários tipos de Produtores. Enquanto isso, outros "Pioneiros" também estavam plantando como é o caso do Empresário Kleber que estava plantando o Primeiro Mogno do Ceará da Espécie Kaya Ivorensis em Várzea Alegre-Ce.
Mogno na Localidade Veremos em Ararendá-Ce
 
Desta forma e com esta origem é que hoje existem Árvores de Mognos no porte do desta foto em 08 Municípios. Com o testemunho do bom desenvovilmento  inicial das primeiras plantas, planejamos a logística de divulgação de Reflorestamento com Mogno em que chegamos ao ponto de hoje ter Mogno plantado em mais de 70 Munícipios (Só no Ceará).

sábado, 7 de dezembro de 2019

O MOGNO, O MENINO E O FUTURO.

O título desta postagem é para nos levar a muitas reflexões sobre o futuro que os Jovens de hoje poderão ter. Muitas informações e projeções sobre o mercado de empregos serão totalmente diferentes da realidade de nossas tradições.
No primeiro momento, ficamos assustados quando vemos publicações dizendo que as Máquinas e a Inteligência Artificial irão acabar com 40% dos empregos nos próximos 15 anos.

Jardel Filho com 7 anos e Mogno com 7 meses no Sítio Cacimba da Roça em Crateús-CE. Já são 800 Mognos plantados.
Fonte: Arquivo pessoal


É um problema, mas poderemos criar soluções e uma das soluções para muitos jovens poderá ser criada a partir desta foto. Vamos pensar: Se o Pai do Jardel, este Menino de 7 anos ao lado do Mogno de 7 meses, plantar uma Mini Floresta com o Jovem aprendendo e ajudando, lá no futuro o emprego deste Jovem não será acabado porque Ele terá uma Floresta Plantada para vender madeira. E vender madeira, produzida a partir de manejos ecologicamente corretos e sustentáveis. No caso do Jardel, a nova ideia já está aplicada uma vez que a Mini Floresta já está plantada e agora será cuidar da manutenção.
Na Região de Nova Russas já tem Jovens que, diretamente ou com apoio da Família, já estão com plantios de Mognos em quantidades de 50, 100, 200 e até de 1.000 Árvores com idades de um a três anos.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

POEMA "QUEIMADAS"

Eu gosto muito do clima seco e quente
Meu ambiente predileto não tem água e nem umidade
E se tem material inflamável presente
Eu fico uma labareda de felicidade

Eu torno o solo incapaz e improdutivo
Por causa dos gases tóxicos liberados
Começo com uma pequena chama,
Vou crescendo, me alastrando por todos os lados

Posso aparecer de formas variadas
Sou parceira do lixo incinerado, sim
Guimbas de cigarro que foram apagadas
Para mim são o grande estopim

O capim seco se torna parceiro atraente
Os interesses dos empresários também
E, consequentemente, a extinção me convém

Sou uma grande inimiga dos seres vivos
Mas não me sinto nem um pouco abalada
Eu não me disfarço e não me esquivo
Muito prazer, eu sou a Queimada.
Este Poema é do Antônio Evangelista, Acadêmico da Academia Novarussense de Letras. Foi apresentado na Palestra sobre QUEIMADAS promovido pela Secretaria de Meio Ambiente de Nova Russas em 04/12/19 no auditório do STTR com o apoio do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

PARTICIPAÇÃO DE INTERNAUTAS

Este Blog será também, muito participativo através de diversas formas. Em primeiro lugar é que não será somente um Editor, serão vários Editores para que o pensamento e as linhas de ações sejam verdadeiramente Democratizadas.
Mandala da Toinha em Extremas / Nova Russas-CE

Em segundo lugar, vamos ficar nos comunicando diretamente com os muitos Produtores que já possuem Reflorestamentos iniciados para fazermos publicações de seus Reflorestamentos. Pouco a pouco, iremos passando a ideia de que este Blog terá muito a oferecer à Comunidade de Reflorestadores do Ceará e das Regiões Semiáridas do Nordeste Brasileiro. Nesta publicação de hoje colocamos uma Mandala porque existem plantios de Árvores em seus círculos externos (Em algumas já tem Mognos com 10m de altura).

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

INFORMAÇÕES PARA MOGNOS

A atividade de implantar Reflorestamentos com MOGNO no Estado do Ceará e em Regiões do Semiárido do Nordeste é relativamente recente. Em virtude disso, surgiu a necessidade de ter fontes de informações para os Produtores Rurais que estão ou desejam entrar nesta atividade de plantar Mogno.
Mognos em Nova Russas na Faz. Maravilha
Fonte: Arquivo Pessoal
A partir deste ponto foi que os Editores deste Blog resolveram construir e começar a veicular esta ferramenta para Internautas.
E a ideia é a partir de um princípio de só publicar matérias verdadeiras. Aqui, poderá haver alguma falha mas, FAKES não acontecerão uma vez que checaremos nossas fontes com muita responsabilidade e rigor

domingo, 1 de dezembro de 2019

CONTINUAMOS EM EXPERIÊNCIA

A Atividade Reflorestamento é um SONHO VERDE que vivemos trabalhando em vários Municípios do Semiárido Brasileiro como forma de consolidar maneiras de renda com dignidade para nosso Sertanejo. Não sei porque ter esperança, trabalhar, pesquisar, ser persistente e ter convicção é ser otimista ou é ser um Sonhador, mas sonhei e sonhei com uma Agricultura melhor para nosso Torrão.
Um certo dia, embriagado de ideias e aspirações, imaginei que poderiam haver algumas atividades rurais praticáveis nas condições do Semiárido e comecei a sonhar com Reflorestamento. E, na lucidez do sonho, ia vendo que produzir Árvores de espécies Florestais Nobres, poderia ser uma solução para gerar boas rendas para o Produtor Rural.
Mogno com 2 anos
Fonte: Arquivo pessoal
E o Sonho foi ficando mais claro, ia me mostrando quais as espécies florestais, como tinha que ser o solo, como ser a irrigação, como os tratos culturais. Mas acordava diante da realidade desestimulante na qual vivemos e, mesmo assim não desistia de Sonhar. Até que hoje, conseguimos transformar os Sonhos em realidade através de muitos Mini Reflorestamentos com MOGNO já implantados em vários Municípios do Ceará.

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

MAIS UM DIA DO BLOG

MAIS UM DIA DO BLOG Hoje, chegamos no terceiro dia de veiculação do BLOG DO CHICO ROSA, ainda em fase inicial de experimentações, com matérias simples e objetivas sobre Reflorestamento no Semiárido que é o foco deste veículo de comunicação digital.  

Vários são os Temas mas, hoje queremos focalizar sobre a importância das sementes no planejamento para que possamos começar a implantação de um empreendimento florestal. Para nós, existem dois tipos de sementes, a semente convencional e a semente do saber. Sobre a Semente do Saber, apresentamos para os nossos Irmãos Nordestino o Livro CEDRO E MOGNO NO SEMIÁRIDO, que é um marco na difusão do plantio de Mogno nas Regiões Semiáridas do Brasil. Oportunamente, lá mais adiante, colocaremos este Livro em forma digital e autorizada para os nossos Internautas acessarem gratuitamente.

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

BLOG EM CONSTRUÇÃO

BLOG EM CONSTRUÇÃO

Pedimos desculpas pelas falhas de estéticas e de formas e arranjos de postagens porque este Blog está em construção e os Editores em treinamentos digitais.

Nosso propósito é de ir melhorando dia a dia até chegarmos em padrão de agradável leitura pelos Internautas, tanto pela estética, como pelos conteúdos.

A divulgação da ideia de Reflorestar no Semiárido, além de ser com os Agricultores, é também nas Escolas.

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Mensagem Inicial

Apresentação do Blog do Chico Rosa

Mogno com 01 ano (Pitombeiras/NR-CE)
De forma simples, informamos aos internautas que o objeto desse Blog será a postagem de informações sobre reflorestamento no semiárido, a partir de plantios e experiências no Ceará e Estados vizinhos(PI,PB.PE e RN).

Hoje, no Brasil, o tema e atividade agrícola nos remete a pensar que só existe no Sul, Sudeste e Centro Oeste. Daí, a necessidade de uma ferramenta moderna como o  Blog do Chico Rosa para levar informações aos bravos irmãos nordestinos de que o Reflorestamento também é possível em nossa Região.

E, depois de plantios com várias espécies florestais e análises econômicas e ambientais, chegamos a conclusão de que devíamos fazer reflorestamentos com Espécies Florestais Nobres. O Mogno Africano é a espécie que melhor se adaptou as nossas condições edafoclimáticas, e em alguns pontos isolados também são recomendadas outras espécies como Cedro, Ipê, Acácia Mangium e outras.

A caminhada já tem uma história e já começa a apresentar os seus resultados. No Estado do Ceará, somente com Mognos,já existem árvores plantadas em 73 municípios até a presente data.